quarta-feira, 17 de junho de 2009

O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA


Agora no dia 06 de maio, passa a ser comemorado no Brasil o Dia Nacional da Matemática. Isto acontece para divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e aplicações no mundo, bem como sua ligação com outros ramos de conhecimento, buscando derrubar aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.

Esta data foi criada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), em homenagem ao nascimento de Júlio César de Mello e Souza, conhecido como MALBA TAHAN, pseudônimo escolhido por adorar escrever histórias árabes. Além de professor de Matemática, Malba Tahan era autor de uma extensa obra, destacando-se o livro O Homem que Calculava.

Por enquanto, o dia nacional da matemática é apenas reconhecido pela SBEM, mas já existem iniciativas para incluir a data no calendário oficial. E através de temáticas comuns, a SBEM também irá organizar e realizar eventos anuais como feiras de exposição e oficinas à comunidade e palestras voltadas para professores para discussão de problemas matemáticos e apresentações teatrais.

(Baseado no texto de Diogo Dreyer)